sábado, 6 de novembro de 2010

Tabuadas o bichinho que assusta


Informação aos papás para que este bichinho seja nosso amigo.

O ensino tem vindo a modificar ao longo dos tempos, a informação aos pais tem sido quase unicamente dada pelos professores.
Hoje deixo um post que explica a nova metodologia do ensino das tabuadas. A tabuada que aprendemos no nosso tempo, é a tabuada que as crianças de hoje também aprendem. Multiplicar é transformar adições em multiplicações, nada mudou, simplesmente se dá a oportunidade das crianças perceberem o que é mesmo a multiplicação.
As tabuadas são repetições do número. Assim a tabuada do 2, por exemplo, é assim: Zero vezes o nome 2 é claro que é zero, pois não tenho nada; uma vez o número dois é claro que tenho dois (se eu tenho uma vez dois rebuçados, é lógico que tenho os dois rebuçados); duas vezes o número dois é claro que são quatros, ou seja tenho duas vezes dois rebuçados, dois rebuçados mais dois rebuçados é igual a quatro rebuçado, cá está a transformação de uma adição em multiplicação. Se quer ajudar o seu filho em casa e diz que os métodos modernos já não são os mesmos, consulte-nos que nós ajudamos.
0x2=0
1x2=2
2x2=4
3x2=6
...
10x2=20
11x2=22
12x2=24
Hoje em dia ensina-se a tabuada até 12 ou 13 até mais repetições para que os alunos não pensem que um número só se pode repetir 10 vezes. Espero que esta mensagem ajude a esclarecer as vossas dúvidas e assim possam colaborar mais com os vossos filhos em casa. Todas as outras tabuadas funcionam da mesma maneira.

Se quiser treinar as tabuadas clique aqui 

4 comentários:

anacantante disse...

Parabéns!! Achei fantástico.
Ainda bem que há professoras que procuram novas estratégias de aprendizagem.

Arminda e Rosa disse...

Obrigada Ana pelo teu comentário, é sempre gratificante sabermos que o nosso blog é visto e fantástico:)
Um beijinho dos traquinas*

Unknown disse...

Parabéns, professora.
Para que os alunos entendam bem é de facto essencial que os pais também o façam para não gerar confusão nas cabecinhas dos mais novos

Arminda e Rosa disse...

Obrigada Adélia pelo comentário.
Sabes que muitas vezes nós explicamos de um jeito e os pais por desconhecimento de outro ou então dizem que os tempos mudaram e já não sabem fazer estas contas...é claro que da forma que eles explicam também está correcta, mas baralha as cabecinhas, isto é uma forma de estarmos em sintonia...espero ter ajudado alguma coisa.