domingo, 21 de novembro de 2010

12 dicas para ajudar os seus filhos...

...a gostarem de ler.

É esta a proposta que deixo hoje aos pais, encarregados de educação, familiares em geral e a todos os que lidam com crianças. Espero que seja uma informação útil.

Sendo pai ou mãe é sem dúvida a pessoa que consegue com maior facilidade influenciar na educação dos seu filhos. Os educadores só estão presentes na vida das famílias para ajudar na orientação dada pela própria família. Nunca transporte essa educação para a escola na sua globalidade. Peça sim ajuda aos educadores para que os seus filhos sejam futuros cidadãos conscientes de que serão os futuros adultos da nossa sociedade.

Dez dicas para gostar de ler...
  1. Se quer que o seu filho goste de ler escolha uma hora bem calma e sente-se com ele ou a ler-lhe a história ou ele a ler para si, será um momento de prazer entre os dois.
  2. Faça da leitura um prazer tão grande que a criança vai querer cada vez mais tocar nos livros e senti-los. A leitura é algo prazeroso que nos pode transportar ao imaginário mais criativo da mente humana.
  3. Se ele errar, não esteja constantemente a corrigi-lo, para que ele não perca a vontade de continuar a ler, dê-lhe a oportunidade de ele se autocorrigir, repetindo por iniciativa própria. Ele vai aprender e em pouco tempo  ele estará a ler correctamente.
  4. Seja sempre uma mãe ou um pai positivo, ajude, motivando, diga muitas vezes, vamos ler os dois juntos, para que possa realçar as palavras que a criança pronuncia mal. Dê prémidos quando lê bem, como: "Muito bem", "Parabéns", "Melhoraste muito", "Estás um craque"; "És super inteligente"...
  5. Cuidado com os livros que damos às crianças, pois existem pais muito ansiosos quanto ao sucesso dos seus filhos, e erroneamente dão-lhe livros pouco adequados às suas capacidades no momento. Lembre-se sempre "Nada faz tanto sucesso quanto o sucesso".  Se o seu filho se depara com um livro difícil, cheio de palavras desconhecidas para ele, vai desmotivar e tornar-se relutante com a leitura. Os passos devem ser dados conforme o seu pezinho vai crescendo.
  6. Visite a biblioteca pública da sua região, leve o seu filho ao local mais bonito dos livros, ele vai adorar.
  7. Faça um esforço diário e leia com a criança pelo menos 15 minutos por dia; a escola não é o suficiente para proporcionar o gosto pela leitura, o tempo é reduzido para esta tarefa e a ajuda da família é essencial.
  8. Ler não é só decifrar, é importante que fale do livro que leram, podem reflectir sobre a história, ou fazer inferências ao longo da história, perguntando à criança o que irá acontecer, como será o final da história, o que mais gostou...dessa forma também está a ver como reage a criança à interpretação do que leu. Ler também é entender.
  9. É importante que em casa pergunte à criança o que leu na escola, que texto era, de que falava, fazê-lo recordar e trabalhar a memória a curto e a longo prazo.
  10. Não se esqueça que é importante variar o tipo de textos que dá ao seu filho. Ele deve tomar contacto com vários exemplos como livros escolares, histórias, livros só com imagens, banda desenhada, revistas, jornais, palavras cruzadas, dicionários, enciclopédias, poesias, etc...você é que vai gerir a altura em que lhe deve mostrar cada tipo de leitura. Tudo tem uma altura na vida e deve ser gerido com cuidado.
  11. Se quer que o seu filho goste de ler, leia também um livro e mostre que é leitor. Se não tem esse hábito, aconselho a começar por um livro pequeno e que o tema o desperte.
  12. Nunca se esqueça de dizer ao seu filho no final da leitura que ele é um leitor, e ser leitor é muito importante para o futuro dele.
Se tem dúvidas quanto às leituras a dar ao seu filho, peça ajuda ao professor que o acompanha.
Espero mais uma vez que esta minha pequena missiva seja útil tanto para pais como para professores.
Rosa Familiar

2 comentários:

EB1/JI de Beire disse...

Gostei de ver esta publicação! A tarefa de incutir nas crianças o gosto pelo livro/leitura só dará frutos se houver uma sensibilização muito activa e motivadora na infância.
Cabe à Família e à Escola esta árdua tarefa...
Parabéns!
Idalina

Arminda e Rosa disse...

Obrigada Idalina pelo comentário.
É sempre bom sabermos que alguém nos lê e nos entende, eu gosto muito de escrever e este tema apareceu-me nas leituras que faço e não consegui deixar de colocar aqui a minha opinião.
Kiss
Rosa