quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Reflexão de Natal

O Natal aproxima-se…
O que será mais importante no Natal dos nossos filhos?
O sucesso que eles obterem na escola?
A alegria quando abrem os presentes que levaram o subsídio de férias dos pais?
O abraço e o beijo de parabéns por terem sido bons meninos ou boas meninas?
A reunião familiar que só se consegue nestas ocasiões devido ao frenético e angustiante dia-a-dia dos pais?
O brinquedo dado ao vizinho mais pobre do bairro num sonho de solidariedade?
As roupinhas que já não servem que as crianças levam com sorriso aos mais pequenos de uma instituição de solidariedade?
O incutir a amizade, solidariedade, ajuda, carinho, dádiva…às crianças, não será o melhor do Natal?
Afinal o que é mais importante no Natal?
Ensinar aos mais novos que há 2010 anos nasceu o salvador? Aquele Homem como qualquer um de nós que foi capaz de morrer pela salvação do Mundo?
Que tipo de Natal gostaria Jesus que nós mostrássemos para ele?
O Natal do supermercado? O Natal da família com bacalhau, perú e muitos doces? O Natal dos amigos que já não se vêem há muito tempo? O Natal na igreja beijando o menino Jesus num significado de oração e alegria por sabermos que Ele ainda hoje faz “brilhar” sorrisos nas crianças, mas não faz brilhar nada nos adultos?
Não consigo definir mais o Natal, porque para mim, Natal, são todos os dias, quando me levanto e lembro que tenho trabalho, que tenho família, que tenho as minhas crianças (filhos adoptivos por algumas horas) que me preenchem o dia com aborrecimentos mas muitas alegrias. Natal é isso, é dádiva que tento dar todos os dias e por eles consigo caminhar, lutar por um futuro melhor para o nosso país. Jesus Cristo morreu por nós e nós hoje morremos por Ele, dando o melhor que conseguimos pelas gerações que nos sucedem.
Um Feliz Natal para todos!
Rosa Familiar

3 comentários:

Anónimo disse...

Um Feliz Natal para os Traquinas.
Um restinho de aulas com muito sucesso.
Mariana

Anónimo disse...

Bem hajam por não se esquecerem de fazer Natal todos os dias e por terem a ousadia de nos porem a pensar em tanta coisa sem nexo, sem sentido que fazemos nesta quadra!

Continuação de Natal Feliz!

Arminda e Rosa disse...

Muito obrigada pelo feliz Natal, os traquinas agradecem:)
Sim, é importante que não nos esqueçámos de fazer Natal todos os dias, quem me conhece sabe que costumo dizer que não gosto do Natal, precisamente por isso, porque Natal para mim, são todos os dias do ano, não há um Natal específico, nem dia específico, a não ser aquele Natal cristão que minha mãe me ensinou, do nascimento de alguém muito importante na nossa vida, ou então o Natal na escola, o sorriso das crianças quando pintam, recorta, dançam, fazem teatro, pulam de felicidade à espera dos presentes porque ainda não entendem o verdadeiro Natal.
Aos adultos eu desejo um Feliz Natal anual*
Rosa Familiar